sexta-feira, 2 de junho de 2017

Policiamento com hora limitada no São João

           Uma portaria publicada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) em seu Boletim-Geral restringe o horário de trabalho da Polícia Militar de Pernambuco durante as festividades de São João no estado. De acordo com a portaria, nos dias 23 e 24 de junho, o efetivo da PM será empregado somente até as 2h.

Já dos dias 2 a 22 de junho e de 25 de junho até 2 de julho, os polos juninos terão a presença dos policiais militares até a meia-noite. Ainda no documento está a determinação de apenas um trio elétrico para animar cada evento e que os gestores de órgãos públicos ou privados e organizadores de eventos de São João façam a solicitação de segurança com até 15 dias antes do início oficial dos eventos.

Com a data de 6 de abril, a portaria de 001/2017 foi publicada no boletim do último dia 12 deste mês. O documento traz ainda regras para as estruturas de palcos e camarotes instalados nos focos de animação. No boletim, a SDS diz que pode ser ajustado outro horário, em comum acordo, entre as partes envolvidas no evento, conforme a disponibilidade dos meios.

A normativa regula a duração de grandes eventos e shows contratados pelas prefeituras, como ocorre todos os anos e também em outras festas do calendário oficial, a exemplo do carnaval. Essa organização de horários, feita em conjunto com as prefeituras e as polícias Civil, Científica e Corpo de Bombeiros, norteia apenas o planejamento do efetivo para aquele evento ou show, garantindo a segurança necessária para que a população brinque a festa junina com tranquilidade.