terça-feira, 9 de maio de 2017

Buíque: Protesto contra desvio na estada do Catimbau interdita PE 270

Foto: Laelson Bony
        Os moradores da zona rural de Buíque bloquearam a PE 270 nas proximidades da estrada que liga a cidade ao Catimbau protestaram na manhã de terça-feira (9). O motivo: o desvio feito na estrada que passa a ser em outro local do que o previsto anteriormente. Os moradores reclamam que não foram consultados ou informados que haveria um desvio e revoltados programaram desde ontem o protesto. 

Os moradores  resolveram que se cederiam com as presenças do Prefeito de Buíque, Arquimedes Valença (PMDB), e do Vereador André de Toinho, que segundo os moradores, é proprietário da fazenda por onde o asfalto  iria passar.

O vereador disse aos manifestantes que durante uma reunião com engenheiros responsáveis pela obra ficou acertado que o asfalto passaria por suas terras e os demais moradores seriam consultados para permitir o mesmo. O que não ocorreu. Com a polêmica armada, o vereador André disse que não mais permitiria que o asfalto da estrada do Catimbau fosse desviado pelo seu terreno e sim seguisse o projeto original.

O prefeito Arquimedes Valença esclareceu que as obras não são executadas pelo município, mas, como gestor, ia dialogar com o estado e buscar uma solução que fosse de comum acordo entre as partes. Ficou definido que as obras voltariam ao seu leito normal.

O problema é que falta combinar com o DER, responsável pela obra e que fez o novo projeto já incluindo o desvio. Ao retomar a obra, já se sabia que o trajeto não seria o mesmo previsto anteriormente, mas só agora veio a surpresa por parte dos envolvidos. A medida deverá atrasar novamente a obra que já se arrasta.

Além do prefeito e do vereador André, também se fizeram presentes os vereadores Elson Francisco, Dão Tavares, Felinho da Serrinha além de Creusa Couto. Com informações de Adauto Nilo do Giro Social B e Laelson Bonny