sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Cremepe faz maratona de fiscalização em hospitais do interior

          Nos últimos dois dias, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) esteve no Sertão do Pajeú para fiscalizar algumas unidades de saúde da região. O objetivo das fiscalizações é identificar as condições de trabalho dos médicos e verificar a qualidade de assistência para a população. A primeira unidade fiscalizada foi o Hospital Regional Emília Câmara em Afogados da Ingazeira.

Em entrevista ao radialista Nill Junior, o Presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues, disse que “Para um hospital de referência, o Regional Emília Câmara, faltam profissionais e escala completa para cirurgia, pediatria e obstetrícia. Quando chegamos o obstetra saiu para atendimento. Deve ter peregrinado porque só voltou dia seguinte. As escalas estão incompletas principalmente no fim de semana”.

Em Tabira, a estrutura interna é precária em raio x, na lavanderia, ambulatórios. A enfermaria foi interditada por problemas estruturais. Não tem paciente internado com frequência. Faltam antibióticos, internações, a farmácia estava vazia e o bloco cirúrgico não funciona.
Enfermaria Feminina no Regional de Afogados

O referido hospital Dr. Luiz José da Silva Neto.foi reformado com dinheiro do FEM e entregue em 20 de setembro de 2014, ano da eleição, mas já está com a estrutura comprometida. Nos relatórios a entidade está dando prazo para prefeituras regularizarem a situação.

Outra preocupação do Cremepe tem relação com a paralisação das unidades do SAMU na região, pois muitas unidades do SAMU paradas. Enquanto isso pacientes são transportados em Fiorinos que nunca foram adequadas para transporte de pacientes, percorrendo grandes distâncias no Estado. O Cremepe também está questionando junto à Secretaria de Saúde do Estado a redução no número de leitos de UTI no Estado.

Depois do Sertão do Pajeú o Cremepe deve visitar outras regiões do Estado, a exemplo do Moxotó aonde está o emblemático e problemático Hospital Regional Rui de Barros Correia, em Arcoverde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário